AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z2176-947820190399Palavras-chave:
avaliação do ciclo de vida; educação ambiental; gestão ambiental; zoológico.Resumo
A educação ambiental é parte do processo de educação no qual se constroem
valores voltados para a conservação do meio ambiente, contribuindo para o
combate à crise ambiental. A avaliação do ciclo de vida estima os potenciais
impactos ambientais gerados durante todo o ciclo de vida de uma atividade.
Este trabalho objetivou avaliar os potenciais impactos ambientais produzidos
por um programa de educação ambiental pela visão do ciclo de vida e propor
uma metodologia tanto para inserção desse conceito em atividades de
educação ambiental como de avaliação do desempenho ambiental de outros
programas educativos. A partir do uso do programa computacional SimaPro
7.3.0, o cenário de destino final de resíduos representou 67,1% dos impactos
ambientais totais, a maior parte devido ao transporte de resíduos orgânicos
ao aterro sanitário, seguido de outras atividades envolvendo logística.
Encontra-se na compostagem desse tipo de resíduo a redução de até 37% de
impactos em relação ao cenário original.
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