FATORES ASSOCIADOS À OCORRÊNCIA DE FORMIGAS EM ESCOLAS URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z2176-947820200659Palavras-chave:
ambiente escolar; assembleia de formigas; infestação; controle de pragas.Resumo
As escolas consistem em ambientes que oferecem condições favoráveis para a
colonização por formigas. Este estudo objetiva identificar os fatores associados
à ocorrência de formigas em quatro ambientes escolares localizados em áreas
urbanas. A amostragem foi realizada em cozinhas, almoxarifados, refeitórios
e áreas externas em doze escolas de quatro municípios da região oeste do
estado de Santa Catarina, Brasil. Foram utilizadas iscas e coleta manual na
amostragem. Variáveis ambientais foram obtidas em cada local. A similaridade
entre as amostras quanto à composição e a abundância de formigas foi
avaliada por meio de uma escala multidimensional não métrica (non-metric
multidimensional scaling — NMDS). Foram amostrados 1.478 exemplares
de formigas e identificados 45 espécies. Foi observada uma similaridade de
60% na abundância e composição das assembleias de formigas entre escolas
de pequenas cidades (Caxambu do Sul, Guatambú e Palmitos). A presença
de áreas externas com vegetação e áreas verdes no entorno, o tamanho da
área construída e a frequência de eventos de controle de insetos contribuem
para a abundância desses insetos nos ambientes escolares. As formigas não
são reconhecidas como potenciais vetores de micro-organismos patogênicos
nas escolas e são negligenciadas se considerada a periodicidade do controle
de insetos.
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