FATORES ASSOCIADOS À OCORRÊNCIA DE FORMIGAS EM ESCOLAS URBANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z2176-947820200659

Palavras-chave:

ambiente escolar; assembleia de formigas; infestação; controle de pragas.

Resumo

As escolas consistem em ambientes que oferecem condições favoráveis para a
colonização por formigas. Este estudo objetiva identificar os fatores associados
à ocorrência de formigas em quatro ambientes escolares localizados em áreas
urbanas. A amostragem foi realizada em cozinhas, almoxarifados, refeitórios
e áreas externas em doze escolas de quatro municípios da região oeste do
estado de Santa Catarina, Brasil. Foram utilizadas iscas e coleta manual na
amostragem. Variáveis ambientais foram obtidas em cada local. A similaridade
entre as amostras quanto à composição e a abundância de formigas foi
avaliada por meio de uma escala multidimensional não métrica (non-metric
multidimensional scaling — NMDS). Foram amostrados 1.478 exemplares
de formigas e identificados 45 espécies. Foi observada uma similaridade de
60% na abundância e composição das assembleias de formigas entre escolas
de pequenas cidades (Caxambu do Sul, Guatambú e Palmitos). A presença
de áreas externas com vegetação e áreas verdes no entorno, o tamanho da
área construída e a frequência de eventos de controle de insetos contribuem
para a abundância desses insetos nos ambientes escolares. As formigas não
são reconhecidas como potenciais vetores de micro-organismos patogênicos
nas escolas e são negligenciadas se considerada a periodicidade do controle
de insetos.

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Biografia do Autor

Carin Guarda, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Post Graduate Program in Health Sciences of the Chapecó Region Community University (Unochapecó), Santa Catarina, Brazil.

Maria Assunta Busato, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Post Graduate Program in Health Sciences of the Chapecó Region Community University (Unochapecó), Santa Catarina, Brazil.

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Publicado

18-06-2020

Como Citar

Lutinski, J. A., Guarda, C., & Busato, M. A. (2020). FATORES ASSOCIADOS À OCORRÊNCIA DE FORMIGAS EM ESCOLAS URBANAS. Revista Brasileira De Ciências Ambientais, 55(2), 192–205. https://doi.org/10.5327/Z2176-947820200659

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