CONTRIBUIÇÃO HIDROSSEDIMENTOLÓGICA DAS ESTRADAS RURAIS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z2176-947820190503Palavras-chave:
modelo hidrológico, estradas rurais, SWAT, uso e ocupação da terra.Resumo
Os estudos hidrossedimentológicos abordam as contribuições da agricultura,
do meio urbano e das demais ocupações da terra, entretanto as estradas
rurais inseridas nas bacias hidrográficas dificilmente são observadas como
contribuição específica ou potencialmente contributiva. Desse modo, os
objetivos deste estudo foram simular diferentes cenários e características para
as estradas rurais e, assim, avaliar o fluxo de águas e sedimentos em bacias com
agricultura familiar localizadas no sul do Brasil. Para isso, utilizou‑se o modelo
hidrológico soil and water assessment tool (SWAT). Na etapa de calibração
da vazão para a bacia do Ribeirão Concórdia, obtiveram‑se o coeficiente
de Nash-Sutcliffe (COE) de 0,76 e, para a validação, o coeficiente de 0,78.
Na bacia do Rio Camboriú, a calibração alcançou COE de 0,67. Na calibração
e validação sedimentológica na bacia do Ribeirão Concórdia, obteve-se COE
de 0,82 e de 0,68, respectivamente. Na bacia do Rio Camboriú, a calibração
sedimentológica atingiu coeficiente de 0,59. Quando comparada com o
cenário sem as estradas, a inserção de estradas rurais como uso específico
da terra (cenário calibrado) resultou em aumento de 6,3% na vazão e de
8,8% nos sedimentos transportados na bacia do Ribeirão Concórdia. Na bacia
do Rio Camboriú, houve diferenças inferiores a 0,4%. Portanto, mesmo
apresentando uma pequena área dentro da bacia, as estradas rurais podem
interferir na vazão e no volume de sedimentos transportados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.