A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z2176-947820180332Palavras-chave:
reserva particular do patrimônio natural; caatinga; desenvolvimento sustentável.Resumo
A caatinga é o bioma brasileiro menos protegido, com baixa porcentagem
de Unidades de Conservação. A Reserva Particular do Patrimônio Natural é
uma categoria pertencente às Unidades de Conservação de uso sustentável,
que resulta em vários benefícios ambientais. Este artigo teve por objetivo
geral analisar projetos que envolvem a educação ambiental desenvolvidos na
Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra das Almas, inserida na caatinga,
no município de Crateús, no Ceará. A metodologia fundamenta-se na realização
da pesquisa bibliográfica documental, de modo a retratar projetos que
versaram sobre a educação ambiental na reserva. O desenvolvimento de ações
educativas de maneira contextualizada com o semiárido auxilia no trabalho
de sensibilizar a população para conservar os recursos naturais e propicia a
divulgação de informações sobre a importância do bioma. Observa-se que a
implementação desses projetos na Reserva Particular do Patrimônio Natural
reforçou a conservação do bioma, contribuindo para a manutenção do meio
ambiente e estimulando a intensificação das ações de proteção.
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