CONSUMO E RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL: AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z2176-9478201513714Palavras-chave:
resíduos sólidos; consumo; educação ambientalResumo
O artigo objetivou analisar o consumo e a produção de resíduos sólidos na
sociedade brasileira atual e as contribuições que a Educação Ambiental (EA)
pode agregar ao problema. É um ensaio teórico que dialoga com a produção
da área e com os pressupostos da Ecologia Política, da Educação Ambiental
Crítica e das teorias sobre a Sociedade Pós-industrial. Metodologicamente
revisa a literatura sobre os temas envolvidos e interpreta-a por meio do
referencial teórico mencionado. O texto constrói o argumento de que,
apesar da complexidade que constitui o tema dos resíduos sólidos na
atualidade, o debate dominante tem sido orientado por uma abordagem
técnico-gerencial que desconsidera as dimensões ético-culturais e políticas
do problema. Fundado nesse argumento, examina as contribuições que a
Educação Ambiental Crítica pode agregar ao problema na transformação do
conhecimento e das atitudes existentes na direção de outra abordagem que
integre toda a complexidade do tema.
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