Expansão de Sistemas Fotovoltaicos em Instituições de Ensino Superior Multicampi – Análise e orientações
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z217694781009Palavras-chave:
Fontes Alternativas; Fontes Renováveis; Geração Distribuída; Atlas Solarimétrico.Resumo
Considerando a estrutura organizacional multicampi de instituições de ensino superior e a recente expansão de sistemas fotovoltaicos instalados nessas organizações, além do grande potencial de geração fotovoltaica no Brasil e a Agenda 2030, este artigo tem o objetivo geral de avaliar e orientar a expansão desses sistemas nessas instituições. Para tanto, caracterizou-se o sistema fotovoltaico instalado e expansão contratada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí com uma pesquisa bibliográfica e documental; estimou-se o recurso solar disponível aos seus campi utilizando-se a segunda versão do Atlas Brasileiro de Energia Solar; e verificou-se a viabilidade técnico-econômica da expansão dos sistemas com os parâmetros médios e índices mínimos de desempenho exigidos pela instituição. Por fim, pôde-se comprovar a eficácia da metodologia para identificar prioridades de investimento e orientar a construção e a ampliação de sistemas, comprovando-se que esta expansão é viável técnicaeconomicamente, com aderência estratégica, trazendo benefícios ambientais e à sua atividade fim.
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