Sobre a Revista
Objetivos e Escopo
A partir de uma perspectiva interdisciplinar, a Revista Brasileira de Ciências Ambientais (RBCIAMB) abrange aspectos ecológicos, ambientais, territoriais, sociais, culturais, econômicos e políticos da sustentabilidade e das ciências ambientais. É um espaço de troca de ideias, informação, conhecimento e tecnologia, nas diversas perspectivas e disciplinas que devem ser combinadas para formular soluções eficazes que visem o desenvolvimento sustentável. Na perspectiva da interdisciplinaridade, a revista examina questões em recursos naturais, conservação ambiental, recursos hídricos, gestão de resíduos, tecnologias ambientais e limpas, gestão ambiental, percepção social, educação ambiental, desenvolvimento urbano, saúde ambiental, políticas públicas, agricultura sustentável, entre outros temas associados aos objetivos de sustentabilidade. As coproduções interinstitucionais, envolvendo instituições nacionais ou estrangeiras, são especialmente bem-vindas.
A RBCIAMB é uma publicação editada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Publica artigos originais e completos, com revisão por pares. A RBCIAMB não publica simples diagnósticos, que sejam aplicações de técnicas conhecidas e se constituam em trabalhos técnicos que não contribuam para o avanço da ciência. Artigos de revisão devem ter um propósito claro, com evidente contribuição intelectual na discussão do conhecimento. Não serão aceitos artigos que apenas reproduzam dados de bases sem que signifiquem efetiva contribuição ao debate científico. Também não serão aceitos trabalhos estritamente disciplinares, circunscritos predominantemente em um campo de conhecimento, sem interface com outras áreas e sem convergência de diversos conhecimentos e saberes com as ciências ambientais. Em sintonia com as melhores práticas editoriais e tendências internacionais, a partir de 2024 a RBCIAMB, migrou do fluxo trimestral, para fluxo contínuo, com um único volume anual.
Se o artigo já tiver sido apresentado em congresso, a versão para a revista deve ter significativo incremento em relação à versão publicada em evento, configurando efetivamente um novo artigo.
Missão
Contribuir para o desenvolvimento, qualidade e divulgação das ciências ambientais. Divulgar pesquisas de qualidade, que promovam e contribuam para a sustentabilidade em suas diversas dimensões. Ser referência como uma publicação no contexto das ciências ambientais.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A RBCIAMB utiliza a Licença Creative Commons Attribution CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Os PDFs dos artigos publicados a partir da edição n. 48 (2018) inclusive, passam a exibir a licença sob a qual estão licenciados.
Direitos Autorais
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que declaram se responsabilizar por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando a Revista Brasileira de Ciências Ambientais - RBCIAMB - (Brazilian Journal of Environmental Sciences) de qualquer pendência envolvendo suas publicações. Os autores que encaminharem seus artigos cedem à RBCIAMB os direitos de primeira publicação.
Periodicidade
A partir de 2024, a RBCIAMB migrou do fluxo trimestral para fluxo contínuo, com um único volume anual.
DOI
Os artigos publicados a partir da edição n. 36 (2015) inclusive, passam a usar o identificador DOI.
Política de Preservação Digital
A Revista Brasileira de Ciências Ambientais - RBCIAMB - (Brazilian Journal of Environmental Sciences) utiliza o serviço LOCKSS da Public Knowledge Project PLN e da Rede CARINIANA.
Declaração de Privacidade
Todas as informações solicitadas para o registro de usuários através do Sistema Eletrônico OJS/PKP serão usadas exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.